home CONTATO SOBRE DOWNLOADS

domingo, 6 de março de 2016

Photoshop: Dicas básicas de edição

Recentemente fiz uma página aqui no My life as Karina cheia de filtros para baixar, usar e abusar, mas ainda assim não é só isso que vai fazer uma foto ficar daquele jeito que você espera, apesar dos filtros serem reguláveis. 
Gente, edição é tudo, não precisa deixar a foto cheia de photoshop a ponto de parecer falsa, mas até uma edição na iluminação faz muita diferença no resultado final.
Hoje vim mostrar para vocês como faço esse processo de edição, minhas configurações são basicamente exposição, contraste, balanceamento de cor e filtro. Venham ver e até mesmo tirar algumas dúvidas ♥

1 - Iluminação
A maioria das minhas fotos saem ou muito escuras, ou clara demais, sendo assim utilizo as ferramentas "curvas", "ações" ou "exposição" para melhorar a claridade da foto ou escurecer.

EXPOSIÇÃO: Se você é fã da fotografia em modo automático da sua câmera, há uma grande chance da exposição não sair do jeito que você esperava. Tome cuidado, nem tudo dá para resolver no photoshop ou aplicativos de edição. Mas caso você queira deixar mais clara ou mais escura, aqui está uma ferramenta que vai auxiliar ♥ (e que eu uso bastante, pois gosto das fotos mais escuras)



CURVAS: Falei um pouco sobre as curvas nesse post. Num geral utilizo para melhorar a exposição e contraste da foto escolhida.

Foto por Luís (@louisworks)
AÇÕES: "Ué Karina, mas ações não são reguláveis e nem sempre são para melhorar a iluminação da foto" NEM SEMPRE É, mas algumas ajudam sim. Nesse link tem um pacote que ajuda a melhorar a iluminação da foto, e nesse blog também tem.

Nessa foto foi utilizada a action clara do pack de actions básicas
2 - Contraste
Por gosto próprio, mexo no contraste para não deixar uma foto "tão morta", e faz diferença, mas nada de exageros. Costumo usar o contraste na ferramenta de curvas.

3 - Balanceamento de cor
Sabe aquela foto onde seu rosto sai amarelado? Roxo? Dá uma dó em não poder usar né? Por isso utilizo essa ferramenta para equilibrar as cores da foto para ficar o mais natural possível. Quando não quero algo natural apelo para o lado azulado/esverdeado já que é o meu favorito ♥



4 - Filtro
Por último o filtro. Use um filtro que combine com a sua foto. Se quer uma fotografia mais antiga, use filtros de cores pardas. Foto de natureza, filtros de cores quentes que realcem as cores. Foto em interior, filtros leves que não alterem muito você. Utilizo para isso as famosas PSDs/colorizações ♥
Eu disponibilizo alguns filtros aqui, de graça, reguláveis (você pode adaptar a sua fotografia). Também recomendo esse tumblr

Filtro usado: Natureza. 
Esse é o básico que eu uso quase sempre, explorem, usem e abusem do photoshop. Aqui são apenas algumas dicas para quem está começando e quer ter resultados bons.
Beijos ♥

8 comentários:

  1. Adorei as dicas, Karina!
    Não costumo usar o photoshop pra editar porque como fotografo em RAW o lightroom acaba sendo mais pratico, mas vez ou outra gosto de brincar com os filtros e etc do photoshop...
    Beijos!
    A Menina da Janela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acabei de entrar no mundo RAW! o/ queria muito me adaptar ao LR justamente por essa praticidade, investimentos futuros p a minha fotografia, por enquanto to aqui no PS ♥
      Beijao!

      Excluir
  2. Vou usar essas dicas karina
    aliás minhas fotos saem todas escuras
    e eu não tenho tanta habilidade com
    criação de filtro vou usar alguns dos seus mana ❤️

    uliararodrigues.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sucesso com tuas fotos Ju, sempre gostei muito delas. Tenta tirar em luz natural ou perto de janelas, ajuda bastante com relação a claridade. Qualquer duvida é só gritar <3333

      Excluir
  3. Que post lindo!
    Já me pediram tanto pra mostrar como edito minhas fotos e até hoje não saiu o meu hahaha

    Acho que tenho vergoinha porque ainda uso uns editores "mais ou menos". Não sei mexer no PS e no Lightroom ainda :( Mas, com fé, eu logo logo tomo vergonha na cara e começo a aprender usar, rs.

    Adorei o post. Gosto muito das suas fotos e mesmo tendo "te descoberto" a pouco tempo, já virei fã, rs. É legal saber um pouquinho por trás das fotografias de cada um :)

    Beijo, beijo.
    Boa semana!

    www.drawnwings.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lory, que bom que você tem visto minhas coisinhas ♥♥ adoro teu blog há um tempo!
      Acho que, quando o trabalho é feito com amor e carinho, não tem essa de editar menor ou maior hahahaha, e acho que é até um ponto positivo, mostre para a gente como você edita nesses programas! Creio que muitas pessoas com um bloqueio do PS vai amar!
      Sucesso ♥

      Excluir
  4. Tô querendo aprender a usar o photoshop há tempos! Pra mim, é um bicho de sete cabeças, mas com seu post e essa página linda de freebies que você fez, parece tudo mais fácil♥ Agora só falta eu tomar jeito pra poder praticar, não tem mais desculpa!

    Amei o post, Ka! Amo sas fotos! Você arrasa <3

    Beijão♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jaqueeeee treina que dá, isso que eu falo é o básico do básico, aquelas edições fodásticas você consegue com o tempo, sabe? Eu mexo no PS há ANOS! Já passei por diversas fases com o photoshop, agora to nessa ai, edição para fotos mais profissionais (ou hobbie mesmo) ahhahahaha beijao ♥
      E OBRIGADA SUA LINDA

      Excluir